Lucélia Guedes é piauiense da cidade de Guadalupe e começou a cantar para platéias no final da década de 90 como integrante da Banda Convivência – um grupo criado para integrar o ministério de louvor da MPC de Teresina-PI. Lucélia experimentou, também, o canto polifônico, quando integrou o Coral do IFPI, antigo CEFET, oportunidade em que participou do Festival de Corais em Anápolis-GO. Os primeiros passos da carreira solo, Lucélia começou a ensaiar em 2003, quando apresentou, na Sala Torquato Neto, em Teresina, o show Consciente.
Depois viriam mais dois shows solo: um em 2008, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina e, o outro, na edição 2011 do Som do Céu, realizado em Belo Horizonte-MG, quando foi escolhida artista revelação do referido evento. Participou de espetáculos no Piauí e fora do Estado, ao lado de cantores como Rubão Lima, ex-CIA de Jesus. Em 2004, fez a abertura, na cidade de Teresina, de espetáculo da cantora Tânia Alves. Participou de concurso musical realizado pela Rede Globo/TV Clube, tendo conquistado o terceiro lugar na eliminatória local.
Paralelamente ao seu trabalho artístico, Lucélia grava jingles comerciais e participa intensamente das atividades de sua igreja, a IDM em Teresina, como solista e, também, como integrante do grupo de louvor. Lucélia Guedes também é letrista e já interpretou músicas de outros artistas como Carol Gualberto, Gladir Cabral, Gerson Borges, Djavan, Ivan Lins, Baden Powell e Tom Jobim. Em 2009, defendendo música de sua autoria, participou até a fase semifinal do Concurso Chapadão edição 2009, em Teresina.
Comentada na revista Ultimato, edição set/out 2011, Lucélia é ouvida, atualmentel nas Rádios Transmundial, que alcança toda a América Latina e demais países de língua portuguesa, e na FM Novo Dia na cidade de Teresina, principalmente com sua música de trabalho Palavras da Vida, inserida em seu primeiro CD, lançado no segundo semestre de 2011.
“…é onde reside toda a beleza, na expressão do artista, pois, através de Deus, cria e alegra o povo!”. Foi uma alegria e honra produzir Lucélia Guedes. Inté o “prosa” cumadi!
Os festivais de musica no Brasil, foram os causadores de grandes transformações na cultura, politica e sociedade de modo geral, trazendo à tona temas relevantes, para a vida e mudanças do comportamento, espero que os festivais como prosa e canto, som do ceu, nossa musica brasileira e outros, possam resistir as pressões aí do mundo gospel e continue alimentando nossa esperança de ver a boa musica cristã brasileira como parte do contidiano dos irmãos e influencie na vida do nosso povo.